14 de fev. de 2012

Versão 0.34.01 - Primeiras impressões/primeira gameplay do Adv. mode

Direi neste post as minhas primeiras impressões e contarei como foi essa minha primeira sessão do adventurer mode nesta nova versão do jogo, e já lhes adianto: Isso sim que eu chamo de update.

Nota: eu utilizei o DF v0.34.01 Ironhand 0.61 pré-instalado, pois a versão com o phoebus sofre de um bug o qual o jogo dá crash ao falar com qualquer pessoa.

Criei um mundo médio, com 250 anos de história e fui criar um aventureiro.
a primeira coisa que notei foi a nova skill, reading, a qual eu com certeza gastei uns belos pontos agora que é possível ler livros, e através da leitura é possível aprender habilidades poderes etc.
Fiz um Axedwarf demigod de nome Vucar Inashézum, com força e agilidade superior,  alto kinesthetic sense e linguistic ability (creio eu que esta ultima afete o reading agora).


Fui pro mundo, spawnei em uma das vilas de fazendeiros como é de costume e me deparei com vilas mais complexas, com mais casas, e algumas das casas bem mais complexas tendo a te mobília e cômodos! Sem contar que alguns dos fazendeiros agora ficam passeando pela vila enquanto você anda.


E como de costume também, fui a um fazendeiro e iniciei conversa! Temos agora mais uma opção de conversa, "Accuse of being a night creature", que provavelmente  será usada para desmascarar vampiros.
Testei as outras opções de conversa que não fossem a "service"  não notei nada de diferente, então escolhi a service e pedi quests para o fazendeiro. Nas 3 primeiras quests eu me deparo com isso:


Provavelmente se trata de uma das tal were-critters (were-wolf, were-goat, etc) que foram implementadas no jogo!
Como só aço pode machuca-las, ainda não estou em condições de matar uma dessas (a não ser que eu tentasse mata-la com escudadas, o que não seria a melhor opção, haha) então fui atrás de um ladrãozinho qualquer.

Ao abrir o fast travel, você agora tem o fast travel da cidade (um fast travel "interno", digamos assim) que indica aonde você está da cidade, e você ainda consegue ver as edificações relevantes (shops, por exemplo) do quadrado da cidade em que você está (figura 2),um mapa mais geral da cidade (figura 3) e a representação do mapa de fast travel normal, o qual se tem quando sai da cidade, os quais você pode variar pela tecla m.


Figura 2

Figura 3

Fui viajando como é usual até o lugar onde se encontrava esse tal bandido, mas antes de chegar lá ele e sua trupe me abordaram! Foi uma batalha fácil, ele,  1 pikeman e 1 arqueiro. após derrota-los fui pegar os itens de seus corpos, e ao pegar as flechas apareceu uma janela perguntando quantas flechas eu queria pegar! Isso é bom, já que anteriormente só era possível pegar tudo de uma vez.

Peguei o machado de prata de meu inimigo e fui equipa-lo, e par a minha decepção ainda é possível segurar infinitas armas....

Independente disto, equipei o machado de prata e voltei para a cidade. Ao retornar a quest peguei as informações de onde seria a capital do reino. Descobri que era ao extremo oeste, juntei minhas tralhas, enchi meu cantil, e comecei minha jornada!

Quando estava começando a anoitecer, eu senti fome. Peguei um pouco do intestino de crocodilo que eu tinha pronto e comi. Depois disso cheguei na cidade mais próxima, pedi permissão para passar uma noite e dormi. Enquanto passava a noite pude notar o indicador lunar, lua minguante! Não terei problemas com were-critters.

Durante minha viagem, decidi ir até um forte para ver como que estão agora. o meio do caminho tive um embate com um leão que quase me custou uma perna!!Agora terei que me arrastar pra todo lugar... Após isso cheguei ao forte, e eles estão mais complexos também!

No que eu fui tinham as torres, como de usual, e um casarão de 3 andares (dica, para subir de andar vá até a escada e dê o <), com direito a sala de armamentos e tudo o mais! Chamei um pikeman para se juntar a mim e após surrupiar alimentos e água, continuei minha jornada.

No meio do caminho, quando parei em um rio para pegar mais água um grupo 9 de pequenos lobos (dingos) começaram a atacar meu pikeman. Eu fingi que não estava acontecendo nada e me arrastei dali.
Mas, para minha surpresa, o pikeman matou todos os 9!! Mas perdeu uma mão...


Cheguei em uma cidade pequena e peguei duas quests, mas elas eram pra lá da capital.
No meio do caminho, outro leão. Antes de eu chegar perto dele o meu pikeman o matou.Dei um butcher no leão ("x", "b",lion corpse) e decidi então fazer uma campfire ("g") e esquentei a carne do leão antes de come-la.

Continuei minha jornada, e nomeio do caminho: LEÕES! 3 deles, meu pikeman foi dilacerado! E em uma batalha devidamente épica, eu, me arrastando, abro uma artéria de cada um e os faço sangrar até a morte.

Continuei minha jornada sozinho, e um dos ladrões aos quais eu tinha pego a quest apareceu em meu caminho, matei-o. Esse negócio de só se arrastar está começando a dificultar minha vida. Quase que o desgraçado foge!!

Tive que fazer uma grande volta por causa de um rio, e por causa disso fui abordado por um grande grupo de ladrões que me encheram de flechas. Morri. Depois disso criei um humano lasher, Idri, pra checar como que ficaram as capitais e tentar achar uma torre de um necromancer.

No meio do caminho da capital dos humanos eu encontrei um acampamento! Devem ser ladrões, eu pensei, decidi sair do fast travel e lootar uns itens.

EU ACHEI UM ACAMPAMENTO KOBOLD!! Isso mesmo! Eles não morrem mais no inicio da geração do mundo!! Legal, sai chicoteando os membros deles até eles se entregarem a dor e eu s finalizar dando uma escudada na cabeça. 10 kobolds, mortos como se não fossem nada.



Continuei minha procura pela capital, com alguns pequenos embates, mas antes de chegar na capital eu encontrei uma cidade grande!! Musichermits, era seu nome, e foi lá por onde eu decidi passear.
Eu e meus dois swordman's chegamos na cidade e começamos a ver todos os diferentes tipos de lojas que tinham por alí. Food imports, bone carving, clothing, tinha quase todas as lojas de todas as profissões! E um acesso aos esgotos!! HAHA, já consigo sentir cheiro de merda aventura!

Fui em uma loja de comida, e perguntei por quests pro vendedor. Olhem a imagem abaixo.

Essa tela, como você pode ver, é a conversa onde o vendedor me deu a quest. Eu preciso ir até o forte, incriminar ele, aí sim mata-lo. Algo que me chamou a atenção foi o: Tiquo Rodemlam calms down.
Ele deve ter se enervado provavelmente pois o temperamento dele é de ter pouca paciência! Isso já é o inicio do sistema de conversas e decisões que o Toady planeja fazer. EXCITING!  Geral fala isso.... T-T

Fui procurar o tal forte pra matar esse vampiro maldito, e o mapa da cidade do menu de tasks funcionou perfeitamente. Ao chegar na porta do forte, que fica de frente a um mercado aberto, eu me deparo com essas mensagens:


É um pequeno detalhe, mas me chamou a atenção.
Cheguei no forte onde estaria esse maldito sugador de sangue, entrei no prédio principal e subi todos os andares. Ele não estava lá.

Decidi descer então, e quando chego no térreo eu percebo uma hatch cover no canto da sala. Desço por ela e me encontro dentro de uma fodendo catacumba!!

Logo que cheguei, homens-rato decidem me atacar. Os elimino facilmente e continuo minha busca pelo amaldiçoado. Encontro algumas salas bizarras, cheias de esqueletos e outras estreitas repletas de pilares, dando um ar um pouco mais sombrio.



Tem caixas e bolsas deixadas pelos mortos em quase todo lugar da catacumba, quase nenhuma com itens interessantes, tirando um crossbow de prata com adornos em citrino que me interessou.

 Acho outra escada pra baixo, a desço, e a primeira coisa que vejo é sangue. É de um homem-rato, acabou de ser morto, creio que estamos perto do vampiro.

Examino melhor a sala e vejo que ela não tem saída, volto um andar. Ao explorar mais, acho outra escada pra baixo, que desce vários andares, nos mostrando assim uma sala de pé direito triplo, cheia de colunas.
Entro em uma sala a esquerda e encaro o chefe dos homens-rato!

Mato-o, e continuo minha busca pelo vampiro!

Após explorar ainda mais a enorme catacumba, acho outro líder de um grupo de bandidos!! (e nenhum vampiro)
Ele falou o seu nome, se proclamou o líder dos bandidos, e mandou uma flecha a qual eu gloriosamente bloqueei sem nenhuma dificuldade. Após bloquear me movi em direção ao tal líderzinho, que mandou mais uma flecha, e com toda a minha agilidade eu a segurei...
....com o olho...
...e com o cérebro também...
...o que sobrou do cérebro, né.
Tivemos aí mais uma dose de diversão ao estilo dwarf fortress.
Após 7 horas jogando e 8360 carácteres eu decidi que deu de adventurer mode por hoje, e a única coisa que me resta a fazer é bolar uma conclusão sobre essa minha primeira gameplay.


Conclusões:
O modo adventurer finalmente está grandioso e divertido. As novas cidades e tudo que elas tem fazem o modo adventurer finalmente parecer um jogo! Os novos diálogos, as edificações de vários andares, as cidades complexas, OS FODENDO KOBOLDS, o fato de você precisar comer e os efeitos que isso faz nas batalhas, vampiros, lobisomens, tudo que apareceu de novo está fodidamente bom!!!( A única coisa que não consegui fazer foi achar uma torre de necromancer, mas que isso fique pro let's play.)

O Toady conseguiu superar minhas expectativas pra esse update (que já eram muito altas) só com o adventurer mode.

Agora só faltam algumas atualizações pequenas, um update no DT, e finalmente poderemos hypar pra próxima versão denovo!

2 comentários:

  1. esta cara esta muito mmaravilhosamente fodidamente icrivel man como voçe fala no video maravilhoso flws vlw pelo blog grandioso qui voçe fez vlw.

    ResponderExcluir
  2. o blog ja deve estar fechado mas se alguem puder me ajudar como eu faço pra pegar os itens de um corpo?

    ResponderExcluir